quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Exclusivo - Site do "Judão (Livros e HQs)" da MTV Fala Sobre as TMJs #42 e #43!


     Oi galera! O site do Judão( livros e HQs), que geralmente apresenta críticas construtivas sobre HQs falou sobre a TMJ 42 e também sobre a TMJ 43! Confiram a notícia:


     Depois de anos e anos de projetos enegociações, o encontro entre os personagens de Mauricio de Sousa e Osamu Tezuka finalmente começa a acontecer hoje, 31 de janeiro, com a chegada nas bancas de todo o Brasil do gibi Turma da Mônica Jovem #42. A revista traz um preview do que será visto no número 43, com o efetivo encontro entre os personagens. O Judão já leu e pode dizer: vale a pena. E não é pelas criações do Tezuka.
     O tal preview vem em uma edição especial, encartada no gibi principal, que traz o número 42 ½. Ali Tezuka é apresentado os leitores da revista, bem como suas principais criações: A Princesa e o Cavaleiro, Kimba e Astro Boy. Entre outros motivos, a publicação serve para criar uma expectativa para as próximas edições e explicar a forte relação entre Tezuka e Mauricio de Sousa, que não esconde que muitas das preceitos do quadrinista japonês influenciaram no trabalho no brasileiro.
     Como um bom preview, a edição 42 ½ é bem curta, com apenas 12 páginas, ficando o suficiente para instigar os leitores para a próxima edição. Felizmente, não dá para ficar irritado com o pouco conteúdo do aguardado encontro este mês. Afinal, a história principal de Turma da Mônica Jovem #42, chamada Torneio de Games, é bem interessante.
     Na HQ, Cebola criou uma técnica infalível – é sempre assim, né? – para vencer lutas no Supertreta Fighters – sim, você entendeu qual é a referência. Confiante, ele acredita que pode vencer um torneio do game, mas, para isso, vai precisar contar com os amigos Cascão, Do Contra, Nimbus, Xaveco e Tikara para isso.
     Claro que os planos do Cebola, sejam de quando ele era criança ou adolescente, são falíveis, passíveis de apenas um grande perigo: a Mônica. Não, a Dentuça não sabe jogar videogame, mas nunca diga nunca…
     Além de ser um ótimo exemplo da influência de Tezuka aplicada em uma HQ ocidental (sim, mesmo com o estilo mangá, está é uma HQ ocidental), a história traz uma mensagem muito importante. Centrada em um torneio de games, a revista lida justamente com a “possível” influência negativa dos jogos (principalmente os de luta) nas crianças. De uma forma didática e acessível tanto para pais quanto filhos, os mitos são destruídos e a mais crítica de todos em relação a influência dos games, a Magali, descobre que não é bem assim que as coisas são.
     Guardarei Turma da Mônica Jovem #42 com lugar de destaque na minha estante. Quando alguém – principalmente algum político ou juiz – aparecer com alguma ideia “brilhante” relacionada a proibição de games ou algo do tipo, vou emprestar a revista para essa pessoa.


Acho que aí eles vão entender. Acho…


     Para conferir a matéria na íntegra, clique aqui! E como a notícia é exclusiva do blog, se pegarem, deem os devidos créditos. Até mais!

Nenhum comentário: