quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

"Nosso Verde é Um Tesouro" - Parte 1: Aquecimento Global


     Aquecimento global é o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que ocorre desde meados do século 21 e que deverá continuar no século 21.
     O termo "aquecimento global" é um exemplo específico de mudança climática à escala global. O termo "mudança climática" também pode se referir ao esfriamento global. No uso comum, o termo se refere ao aquecimento ocorrido nas décadas recentes e subentende-se uma influência humana. A Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudança do Clima usa o termo "mudança climática" para mudanças causadas pelo Homem, e "variabilidade climática" para outras mudanças.
     Alerta Amazônia! Alguns estudos sobre resposta das espécies da flora e da fauna Amazônica e do Cerrado indicam que para um aumento de 2 a 3 °C na temperatura média até 25% das árvores do cerrado e até cerca de 40% de árvores da Amazônia poderiam desaparecer até o final deste Século.
     Devido aos efeitos potenciais sobre a saúde humana, economia e meio ambiente o aquecimento global tem sido fonte de grande preocupação. Importantes mudanças ambientais têm sido observadas e foram ligadas ao aquecimento global. Os exemplos de evidências secundárias citadas abaixo (diminuição da cobertura de gelo, aumento do nível do mar, mudanças dos padrões climáticos) são exemplos das consequências do aquecimento global que podem influenciar não somente as atividades humanas mas também os ecossistemas. 
     Aumento da temperatura global permite que um ecossistema mude; algumas espécies podem ser forçadas a sair dos seus habitats (possibilidade de extinção) devido a mudanças nas condições enquanto outras podem espalhar-se, invadindo outros ecossistemas.


     Nenhum dos fatores causadores do aquecimento global é instantâneo, então podemos reverter essa situação. Claro, a cura também não é instantânea, mas, pouco à pouco, podemos fazer do mundo um lugar melhor.
       Vamos cuidar do nosso planeta para que, no futuro, possamos ter nossos animais, nossa família, amigos, nossas vidas e nosso planetinha saudáveis e felizes.

5 comentários:

Vinicius Fernando disse...

To todo arrepiado! *-*

K disse...

Resumindo em poucas palavras: teenso e, ao mesmo tempo, verdade... =(

Lud :) disse...

:( pois é, nosso planetinha corre perigo, não podemos deixar de fazer alguma coisa :)

Anônimo disse...

voce esta certa lud,as vzes nao podemos pensar so na diversao.acho que e por isso que eslheram ecologia para as eds 43 e 44.
Alvo

Lud :) disse...

Achei de muito bom gosto a escolha da edição, a conscientização hoje em dia é algo que não acontece muito entre os jovens. e essa é a fase em que estamos realmente dispostos a fazer algo. adorei esses dois temas, pois antes de decidir que quero fazer advocacia, queria ser biologa. nosso país merece manter sua beleza...